O cenário em mudança dos restaurantes finos: Porque é que as 18:00 são as novas 20:00?
Ontem, deparei-me com este pequeno artigo no Gestão moderna de restaurantes sobre a mudança nos padrões de refeições e eu quis acrescentar as minhas observações e pensamentos.
Se trabalha no sector da restauração, já se apercebeu desta mudança? Os jantares noturnos já não parecem ser a tendência quente que eram no passado. De acordo com um novo relatório da Placer.ai, os estabelecimentos de restauração de luxo estão a registar um aumento da clientela durante as primeiras horas, especificamente entre as 16h00 e as 19h00, e uma diminuição dos clientes que entram depois das 20h00. A confusão entre o horário de trabalho e o horário pessoal, o trabalho remoto contínuo e o aumento das famílias mais jovens que se mudam para as zonas urbanas. Não se trata de uma observação isolada; as tendências são apoiadas por dados e foram registadas em vários estabelecimentos.
Durante os últimos anos em que trabalhei na Disney, vi surgir uma tendência semelhante. É certo que a Disney não é o seu típico local de refeições requintadas, mas os princípios e os padrões de comportamento dos clientes permanecem os mesmos. É um local onde as pessoas vêm para jantar e divertir-se, e vimos mais famílias e casais a preferir jantar mais cedo do que em anos anteriores. As refeições ao fim do dia, embora ainda populares, já não atraíam multidões como antigamente. De facto, desde a pandemia, vi algumas noites em que, depois das 21h00, o restaurante se tornava uma “cidade fantasma”.
Danny Meyer, o fundador da Grupo Union Square Hospitality, despoletou este estudo quando tweetou, “Quando é que uma reserva para jantar às 18:00 se tornou a nova mesa das 20:00, a mais apreciada da noite – e será que vai durar?” Esta é uma pergunta que muitos na indústria da restauração têm vindo a fazer, especialmente aqueles que gerem estabelecimentos de restauração requintados.
RJ Hottovy, Diretor de Investigação Analítica da Placer.aiA equipa do Placer.ai., relatou: “De um modo geral, os nossos dados de visitação sugerem que os clientes de restaurantes requintados estão a jantar mais cedo – especialmente entre as 16 e as 19 horas – e a chegar com menos frequência depois das 20 horas”. A equipa analisou as tendências em vários restaurantes, como o The Capital Grille, Ruth’s Chris Steak House, Cooper’s Hawk, Saltgrass Steak House, Fogo de Chão e Eddie V’s Prime Seafood. Estes estabelecimentos servem uma variedade de cozinhas, mas destinam-se a uma experiência gastronómica de gama alta.